quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

História do futebol de Caraúbas

A cidade de Caraúbas localizada no alto oeste potiguar na chapada do apodi, com aproximadamente 20 mil habitantes e com histórico de movimentada ação esportiva na região. A cidade já teve alguns clubes amadores conforme se encontra documentado no livro História do Município de Caraúbas.
Registra-se nos anos 1950 a 1960 o futebol jogado no campo de futebol da Liberdade situado ao sul da cidade, posteriormente o de 1960 a 1970 os jogos no  Largo de Areia situado ao leste da cidade, depois foi criado o campo de futebol Washington Câmara, situado ao norte, sendo aproximadamente um quilômetros de distância do centro da cidade
De 1960 a 1970 existiu um time de futebol de campo conhecido como Seleção de Caraúbas, muito respeitado e jogava com times de cidades vizinhas, como os de Umarizal, Patu, Apodi, Gov. Dix-sept Rosado, dificilmente perdia um jogo.
Essa seleção era forma pelos seguintes jogadores: José Diniz, Francisco Amorim, Sebastião Dos Santos (Tronqueira), Galba Fernandes, Nero Nazareno, José Midanda, Jonas Téia, Dionisio de Oliveira, João de Claudionor, Pedrinho Diuzete e Edinho Fernandes
Em 1970 foram fundados os times do Santos Futebol Clube e o Grêmio. Em 1975 foram fundados o Flamengo, Comercial e o SEC - Sociedade Educadora Caraubense.
Nos anos 80 foi registrado a fundação por João Batista  e Manoel Venâncio dos Santos do Formosa Futebol Clube, em 25 de dezembro de 1986, com sede situada na rua Major Cezário, nº 44.

E mais recente em 10 de julho de 2011 foi fundado o Sociedade Esportiva Caraubense – SEC, que vem se estruturando para colocar a cidade no cenário esportivo do estado tentando incluir o time no campeonato estadual da segunda divisão. Em 2011 a tentativa foi frustrada, mas o time participou da Taça Cidade de Mossoró (ex Copa Oeste) com desempenho regular.


FONTE: parte do artigo do Livro História do Município de Caraúbas, de Agostinho Gomes de Oliveira.


Um comentário:

  1. Sou dos campo de Caraúbas PB joguei no dos campos, era um time mto respeitado na região... ganhamos de 7x2 do time de Caraúbas PB com campo lotado foi uma festa

    ResponderExcluir