terça-feira, 13 de novembro de 2012

FNF aumenta oito datas no calendário do Estadual 2013 e 2014


A FNF confeccionou o regulamento para o Estadual para 2013 e 2014. Em um espaço de 4 meses (ou 23 datas segundo a CBF de 20 de janeiro até 19 de maio) serão disputados cerca de 34 datas ou jogos no mesmo período de tempo. Isso significa um estrangulamento de datas na competição, que deverá ter jogos todas as quartas e domingos. No corrente ano, foram 26 datas.

É evidente que para o ABC e América isso será menos ofensivo, já que disputa a Copa do Nordeste que terá apenas 12 datas(6 na primeira fase) para os finalistas, evitando as 14 datas da primeira fase do Estadual. Somando-se as 2 datas da Copa do Brasil coincidindo com as finais do Estadual.

O resultado é a formação de um calendário inchado de jogos, sem tempo para a pré-temporada ou mesmo treinamento para as equipes, que deverão apenas jogar sem tempo de treinamento. A qualificação técnica da competição acabará baixíssima. Isso sem considerar a repercussão disso a longo prazo na temporada.

Por que das 8 equipes que participarão da primeira fase do Estadual 6 se classificam? Poderiam passar apenas 4 times, melhorando o nível técnico do certame na segunda fase e diminuindo o numero de jogos.

Esse Estadual pode ser um grande tiro no pé da FNF. Pode ser também um grande empecilho para o ABC, América, Baraúnas e a equipe que disputará a Série D, que farão um numero de jogos acima do desejado no primeiro semestre.
f:papo alvinegro
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário