quinta-feira, 2 de maio de 2013

Lupercio Luiz Lança livro sobre o futebol de Mossoró



O futebol de Mossoró mais uma vez toma forma literária, com parte de sua história transportada para o livro, tudo com o objetivo de registrá-lo para a posteridade e também, pesquisa na atualidade. Depois de rememorar os 60 anos de história do Potiguar, o comentarista esportivo, bancário aposentado, ex-craque do futsal e também ex-vereador Lupércio Luiz de Azevedo, resolve lançar "Futebol de Mossoró - Pequenas Grandes Histórias".

O lançamento do novo trabalho de Lupércio, como não poderia ser diferente, começa por sua cidade, o berço de todas as informações e motivo do livro, Mossoró. O evento acontece hoje a partir das 19h30, nos Jardins da TCM, uma promoção da editora responsável pelo livro, Sarau de Letras.

Em visita à redação de O Mossoroense, Lupércio Luiz narrou que foram seis anos de pesquisa, sendo muitas dessas informações colhidas no centenário jornal O Mossoroense, que já passou, viveu e noticiou todas as fases do futebol de Mossoró e de todo o Rio Grande do Norte.

Ao todo, além das anotações para o texto, foram coletadas 1.600 fotografias, das quais foram usadas no livro 200, para ilustrar o trabalho. "O livro conta a história do futebol mossoroense de 1917 até os dias atuais e a ideia de editá-lo surgiu há 20 anos quando escutava as histórias do pai sobre o futebol da cidade", disse Lupércio.

Ele narra, por exemplo, momentos dos anos 1930, quando Celina Guimarães se tornou a primeira mulher a apitar uma partida de futebol e também a chegada da modalidade na cidade através da família Fernandes. O futebol entrou no Brasil pelo Rio de Janeiro e os mossoroenses o adotaram.

Fonte: O Mossoroense

3 comentários:

  1. Prezado Lupércio. Sou filho do Dr. José Arset Leão de Moura ou, simplesmente, Dr. Zé Leão, que foi jogador do Potiguar (junto com seu irmão Wilson), além de ABC e Náutico.
    Gostaria muito de me comunicar com o senhor. Meu e-mail é leaobias@gmail.com

    Aguardo o seu contato.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. como faço para adquirir um exemplar?

    ResponderExcluir
  3. Como faço para adquirir um exemplar? Sou Lucídio José de Oliveira, médico, da turma de 1956 da Faculdade de Medicina do Recife. Fui contemporrâneop de Zé Leão. Vi jogar no Náutico. Um craque. Tenho alguns livros de minha autoria, sobre o futebol do Náutico, onde faço citações ao futebol exuberante de Zé Leão.

    ResponderExcluir