quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

ABC lidera ranking da CBF no RN

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou (8/12) o Ranking Nacional de Clubes 2015 e novamente os números mostram que o ABC Futebol Clube é o melhor do RN.

A Diretoria de Competições da entidade finalizou os dados e divulgou o novo ranking atualizado após o desfecho das competições da temporada e o Mais Querido é o clube do Rio Grande do Norte melhor ranqueado.
O Clube do Povo, que ano passado terminou na 29ª posição com 4.876 pontos, subiu seis colocações e agora ocupa o 23ª lugar com 6.516 pontos. Além da liderança entre os potiguares, o Alvinegro subiu para o quinto melhor do Nordeste, atrás de Bahia/BA (16º), Vitória/BA (17º), Ceará/CE (19º) e Sport/PE (20º).
Entre os norte-riograndenses, o ABC segue liderando, com o América em segundo, na 28ª colocação com 5.742 pontos, o Baraúnas continua o terceiro melhor classificado, na 74ª posição, agora com 912 pontos, o Potiguar de Mossoró passou para a quarta posição, na 96ª colocação com 505 pontos, e o Santa Cruz agora é o quinto, no 121º lugar com 366 pontos.
O Globo aparece pela primeira vez no ranking e ficou como o sexto melhor potiguar, ocupando a 134ª posição com 325 pontos. O Alecrim caiu para o sétimo potiguar melhor ranqueado e ficou na 161ª colocação com 216 pontos. Aparecem ainda no ranking: o Coríntians de Caicó em 211º lugar com 100 pontos e o ASSU e o Potyguar de Currais Novos, que dividem a 222ª posição com 50 pontos.  
Conheça o “Sistema de Pontuação”
O novo Ranking de Clubes da CBF traz um novo sistema de pontuação. Até o ano passado eram levados em conta os resultados em competições nacionais desde 1959, ano em que o primeiro campeonato abrangendo todo o país foi disputado. De 2013 em diante, apenas os últimos cinco anos serão levados em conta. Eles, por sinal, terão pesos diferentes (o mais novo multiplica a pontuação por cinco, o seguinte, por quatro, até o mais antigo, que tem peso um).
A mudança na elaboração do ranking tem como objetivo privilegiar os resultados mais recentes obtidos pelos clubes. Outra mudança está na diferença de pontos atribuídos ao campeão, vice, e assim sucessivamente. No formato antigo, o primeiro colocado ganhava 60 pontos, só um a mais que o vice. Segundo o novo critério, o campeão brasileiro recebe 800 pontos, contra 640 do vice e 600 do terceiro colocado. Foram atribuídos ainda pesos diferentes, de acordo com os anos da conquista. Um título conquistado no ano da elaboração do ranking tem seus pontos multiplicados por cinco. Os que vêm na sequência vão diminuindo o peso para quatro, três, dois e um.
São atribuídas pontuações a todos os participantes das Séries A, B, C e D, além da Copa do Brasil. O último colocado de uma divisão sempre pontua mais que o campeão da série inferior. O novo formato visa ainda preservar os times que disputam a Libertadores e, por conta disso, ficam fora da Copa do Brasil. A eles, são atribuídos mais 400 pontos de bônus (o mesmo de quem chega às quartas de final da competição).
f:papoalvinegro

Nenhum comentário:

Postar um comentário