sexta-feira, 13 de março de 2015

CBF aumenta promoção de competições nacionais em 117%

A CBF vem fomentando desde 2010 novas competições nas categorias profissional, de base e futebol feminino. Em 2010, eram seis organizadas pela entidade. Hoje, são 13 torneios: sete profissionais, dois de futebol feminino e quatro da categoria de base. O número de campeonatos foi mais do que dobrado em cinco anos: 117% de aumento. Em 2015, dois torneios de base são estreantes: o Campeonato Brasileiro Sub-20 e a Copa do Nordeste Sub-20.

– Estamos retomando as competições regionais, em locais onde existe a paixão pelo futebol, mas onde não havia competições chanceladas pela CBF. O objetivo é sempre estimular e fortalecer o futebol nessas regiões – disse o diretor de Competições da CBF, Manoel Flores.

As competições regionais são a Copa do Nordeste e a Copa Verde. Somadas, a previsão é que sejam realizadas 104 jogos este ano. No âmbito nacional, são disputadas a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Séries A, B, C e D. Ao todo, envolvendo as 13 competições, serão realizados 1.804 jogos, o que configura um aumento de 51% em relação aos 1.192 jogos disputados em 2010.

– O Brasil é um país de extensão continental e existem milhares de jogadores de futebol federados nas 27 federações filiadas à CBF. Temos a preocupação de dar oportunidade para que esses atletas possam exercer a sua profissão – disse o presidente da CBF José Maria Marin.

As mulheres jogadoras de futebol têm, atualmente, duas competições nacionais: a Copa do Brasil de Futebol Feminino – que está em andamento – e o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. Já as categorias de base são contempladas com o Campeonato Brasileiro Masculino Sub-20, a Copa do Brasil Sub-20, a Copa do Brasil Sub-17 e Copa do Nordeste Masculina Sub-20. A Copa Verde, a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil Masculina são as outras três competições em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário