sexta-feira, 13 de março de 2015

Cinco clubes com chances de ganhar 1º turno

América, Alecrim, Globo, Baraúnas e ABC estão na briga pela Taça que dá vagas na Copa do Brasil e do Nordeste de 2016.
 
Em um esporte em que ‘quase tudo’ pode acontecer em 90 minutos, a precisão matemática é levada em consideração muitas vezes para traçar a busca por um objetivo. Assim, aqui no Campeonato Potiguar de Futebol, cinco clubes fazem as contas para saber o que precisam fazer para ficar com o título de campeão do 1º turno do Estadual.
 
Para alguns, a conta é mais simples, para outros, o cálculo exige não apenas a precisão dos números, mas também uma pequena ajuda do acaso para que a taça de campeão possa descansar em mãos diferentes dentre os ‘matematicamente favoritos’ até aqui. América, Alecrim, Globo, Baraúnas e ABC estão na briga pela taça que dá vaga na Copa do Nordeste e do Brasil do próximo ano.
 
Apenas quatro pontos separam o líder rubro do rival e quinto colocado ABC, por exemplo. Com duas rodadas para o fim, muita coisa pode acontecer inclusive, a manutenção da atual classificação. Para o América, não há muito o que contar. Com 17 pontos, dois a mais que o vice-líder Alecrim, basta uma vitória americana somada a um empate do alviverde para que os rubros sejam campeões do turno já no próximo domingo.

No caso do Alecrim, o título só poderia vir na rodada final. Ainda que vença nesta próxima rodada e o América seja derrotado, com os alecrinenses passando à liderança, o Periquito precisaria inevitavelmente de uma vitória no confronto direto na rodada final para evitar que uma eventual surpresa de Globo e Baraúnas, ambos com 13 pontos, possam chegar e surpreender.
 
As contas da dupla respectivamente de Ceará-Mirim e Mossoró, inclusive, são bem complicadas. Quatro pontos a menos que o líder e quatro vitórias, seria necessário vencerem seus próximos dois jogos, torcer para que o América não marcasse mais do que um ponto nas próximas duas rodadas e o Alecrim não vencesse ao menos uma das duas partidas que ainda tem em disputa. Então, a dupla decidiria o título nos critérios de desempate.
 
A situação mais crítica é a do ABC. Mesmo com 13 pontos, o alvinegro é o quinto colocado e tem o menor número de vitórias entre os clubes que brigam pelo título do turno. Para alcançar a taça, a equipe teria que fazer uma reta final perfeita. Vencer suas duas partidas finais (Baraúnas e Globo), além de torcer para que América não vença mais até o final do turno e o Alecrim não marque mais de três pontos nas duas rodadas finais.
 
Confira os jogos finais dos “candidatos” ao título do 1º turno:

 
América: Santa Cruz e Alecrim;
Alecrim: Força e Luz e América;
Globo: Palmeira e ABC;
Baraúnas: ABC e Palmeira;
ABC: Baraúnas e Globo.
Bruno Araújo – Portal no Ar (Natal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário